ESPERANÇA

30/11/2011 09:50

 

 

Texto base: Jó 14.7,9.

Neste contexto, Jó já se encontra muito debilitado. Perdeu todos os seus bens e filhos e o que lhe restou, era a sua mulher com “ar” de ingratidão ao Deus que tudo supria à sua família e seus amigos que atribuíram sua dor a algum pecado cometido.

O que movia Jó?

Esperança em ser atendido por Deus, já que não pretendia abandonar a sua fé?

O que move você?

Sonhos?

A Palavra de Deus relata todo o sofrimento de Jó e por sermos imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.26), temos inteligência em nos transportarmos para tal aflição, ou pelo menos, imaginarmos.

Assim como Jó, há famílias que perderam tudo, outras que se perderam, outras que perderam muito e outras que perderam pouco. Qual fator predominante nestes casos? A perda.

Em muitas situações corriqueiras por sinal, a família opta por um estilo de vida, seja ele por conveniência, seja ele o “da moda” e não percebe o quanto perde no desenvolvimento familiar como um todo.

A escolha atual, pouco provavelmente terá consequência imediata, mas sim em longo prazo. Nesta manhã (25.11.11), tive uma visão dada pelo Deus de Misericórdia e Amor aos seus filhinhos; “Uma águia num lugar que se assemelhava a um deserto, desenhava no chão com o seu bico, um retângulo e continuamente com o seu bico, esta mesma águia dividia-o ao meio (este se assemelhava à um campo de futebol).No primeiro quadrante, riscava com linhas diagonais e no segundo quadrante, escrevia a palavra FAMÍLIA com letra bastão (mais conhecida, como letra de forma). E perguntei à Deus, “o que era aquilo”? ELE respondeu que as famílias estão sem passado. Disse-O: “ Senhor, isso já ocorre há tanto tempo...”.Então mais uma vez, ELE me fala: “ Os atos cometidos raramente tem consequência imediata. Os erros cometidos há anos atrás, vê-se o reflexo hoje ”.

 O versículo 7 do capítulo 14 de Jó diz: “ Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos”.

Ainda há solução para a família aflita pelo ramo da árvore que ‘pensa em andar individualmente’. Claro que sim, se assim não o fosse, o Senhor não teria dito. O filho (a) que insiste em agir de forma intolerante e contrária ao que encontramos na Palavra de Deus; a mãe que por se sentir ocupada com tantas atividades em sua profissão e deste modo, negligencia sua participação com responsabilidade na educação dos filhos, deixando – os serem instruídos pela televisão ou próximos; o pai que lança sobre a esposa, a responsabilidade dos pais; o irmão (ã) mais velho que, não se sente na obrigação em orientar o irmão (ã) mais novo em atitudes que valorizam seu bem estar e é salutar para o seu crescimento social; os pais que “encontram” na escola, a educação primária que na verdade, deveria ser da primeira sociedade do indivíduo – a Família.

Também há esperança para os erros cometidos antes do nascimento do filho.

Não há nada que a SOLUÇÃO das soluções não dê jeito. Temos um ótimo Instrutor! Em Mateus 2,vemos a trajetória do nascimento de Jesus e no versículo 6,ELE é chamado de Guia. A Palavra de Deus está recheada de orientações ao proceder da humanidade, da família, do indivíduo.

Os teus sonhos tem validade, creia. Porém, o correto é aceitar em amor, uma verdade inquestionável:  Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR”. Isaías 55:8.

Coloque-se na brecha, vigie e com sensibilidade, escutará o que Deus tem para você e não pasme – é o melhor para a sua vida.

Não deixe de sonhar com a restauração da sua família, mais uma vez dizemos: ISSO é possível.

“Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta” Jó 14:9.

Não deixe de acreditar. Todos os milagres relatados na Bíblia ocorreram para a honra e glória de Deus e tinham um fator essencial; a fé dos que necessitavam do milagre.

Algo a salientar: não creia nas mentiras que o inimigo de nossas almas lhe sugere, a fim de roubar a sua esperança, matar a sua paz e destruir a sua felicidade. João 10:10a.

Muitas situações surgirão lhe convidando a uma desistência e a um conformismo.

Veja alguns passos:

·         Creia – Mateus 15. 21-31 e Romanos 8:32 ;

·         Busque a Deus em verdade – Salmos 51:6;

·         Deixe Deus transformar seu coração – Salmos 51:10;

·         Seja inconformado – Romanos 12:2;

·         Seja Agente de Cooperação do Reino de Deus – Salmos 51: 12-13;

·         Confie na restauração de Deus – Isaías 40:4

 

O SENHOR te dará a vitória por ELE mesmo ser a tua vitória.

 

Em Cristo,

Família Farol.