ALIANÇAS DESASTROSAS

31/03/2014 12:34

Texto base: 2 Crônicas 18: 1-34

O termo aliança possui algumas definições e há uma delas, a qual se encaixa perfeitamente com o texto exposto acima. Confira: Pacto de amizade celebrado entre estados ou povos. Ou seja, não há ato obrigatório para construção de uma associação, de um laço, de uma fusão, de uma união.

As alianças mais vistas na Bíblia são:

* DEUS e o homem;

* Matrimônio;

* Frutos de um matrimônio;

* Amizades;

* Negócios.

* Homem e seu ego;

-> Acabe era um rei que não ouvia Deus, portanto, tinha o hábito de não concretizar as atividades conforme a ordenança Divina (I Reis 20:1-22). Características marcantes: persuasão - “bom de lábia”, corrupção, egocentrismo. Em I Reis 21:1-7 pode ser vista a proposta indecorosa deste rei para Nabote (possuía terra herdada pelos pais onde esta, não poderia ser vendida e sim passada adiante, como herança).

Mas afinal de contas, pra quê Josafá, rei de Judá foi ter com Acabe?! Não já tinha glórias, fama, não era bem-sucedido? Ingenuidade ou altivez o fez aceitar de bom grado, a segunda proposta indecorosa feita por Acabe?

Cuidado com as ALIANÇAS que realiza! Voce pode literalmente, se dá mal e fazer os seus entes sofrerem! No final deste capítulo, Deus teve misericórdia de Josafá e o salvou. Mas Acabe teve o fim, revelado pelo profeta Micaías. No v.6 os demais profetas confundidos pelo próprio Deus (vs. 18-22) e os 400 homens ajuntados para a guerra, deram apoio ao rei, sem nem ao menos consultar a Deus sobre a peleja contra Ramote-Gileade.

Não reproduza esta ação, consulte a Deus sobre todas as decisões à tomar. Elas podem trazer, danos dificilmente e às vezes, irreparáveis ao olho humano. Somente Deus, caso desejar, pode intervir e restaurar sonhos, projetos, ideais.

Cuide da sua família, principalmente nas ALIANÇAS. E este passo, começa com você.

Alie-se primeiramente à DEUS.

Em Cristo.

Família Farol.